PRIMEIRA EDIÇÃO DE 26-9-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
Palocci é preso na Lava Jato
Polícia Federal deflagrou a 35ª fase da operação
Fausto Macedo, Julia Affonso e Ricardo Brandt
Segunda-feira, 26 Setembro 2016 | 06h45
O ex-ministro Antonio Palocci. Foto: André Dusek/Estadão

A Polícia Federal deflagrou a Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato nesta segunda-feira, 26. O ex-ministro Antonio Palocci foi preso.
A Receita Federal dá apoio à ação. As equipes policiais estão cumprindo 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva.
Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Nesta fase da operação Lava Jato são investigados indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda com o comando da principal empreiteira do País. Segundo a Federal, o investigado principal atuou diretamente como intermediário do grupo político do qual faz parte perante o Grupo Odebrecht.
Há indícios de que o ex-ministro atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político beneficiados com vultosos valores ilícitos.
Dentre as negociações identificadas foi possível delinear as tratativas entre o Grupo Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009 (que resultaria em imensos benefícios fiscais), aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais, além de interferência no procedimento licitatório da Petrobrás para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré sal.
Outro núcleo da investigação apura pagamentos efetuados pelo chamado “setor de operações estruturadas” do Grupo Odebrecht para diversos beneficiários que estão sendo alvo de medidas de busca e condução coercitiva.
São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome “Omertà” dado à investigação policial é uma referência a origem italiana do codinome que a construtora usava para fazer referência ao principal investigado da fase (“italiano”), bem como ao voto de silêncio que imperava no Grupo Odebrecht que, ao ser quebrado por integrantes do “setor de operações estruturadas” permitiu o aprofundamento das investigações. Além disso, remete a postura atual do comando da empresa que se mostra relutante em assumir e descrever os crimes praticados
Nos casos dos investigados para os quais foram expedidos mandados de condução coercitiva, estes estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Os investigados serão liberados após serem ouvidos no interesse da apuração em curso.
Os presos serão levados à Polícia Federal em Curitiba onde permanecerão à disposição das autoridades responsáveis pela investigação.

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
26 DE SETEMBRO DE 2016
Apesar do chororô de “golpe”, o PT de Lula e Dilma continua a amar o partido de Eduardo Cunha, Renan Calheiros e do presidente Michel Temer: PT e PMDB estão coligados em 8.488 candidaturas em 570 municípios, nas eleições deste ano. Os petistas, que continuam xingando partidários de Temer, disputam com eles em todos as regiões do País que realizam eleições, apesar de toda a lorota de “traição”.
Em 1.090 candidaturas, PT e PMDB são os únicos partidos das chapas que disputam a eleição municipal do próximo domingo (2).
O PT de Dilma e Lula se aliou exclusivamente ao PSDB de Aécio Neves e ao PMDB do Michel Temer em 27 candidaturas este ano.
A única candidatura a prefeito apoiada pela a inédita aliança PT-PMDB-PSDB é de Elimar Senen (PMDB) em... Petrolândia (SC).
“Estão coligados conosco em quase 600 municípios. Isso desmascara totalmente a balela do ‘golpe’”, diz Darcísio Perondi (PMDB-RS).
A estratégia foi definida em reunião reservada do PT e segredada por Lula, há dias, em sua visita ao Ceará: provocar ao máximo o juiz Sérgio Moro a fim de que ele perca a paciência e reaja com declaração forte contra o ex-presidente Lula. O objetivo da estratégia, recomendada por advogados petistas, é criar pretexto para alegar “suspeição” do juiz que faz Lula tremer de medo, conseguindo tirar o processo das suas mãos.
Lula teve reuniões dramáticas com seus advogados, aos quais pediu uma única coisa: conseguirem, a qualquer preço, livrá-lo de Moro.
Foram destacados para provocar Sérgio Moro o próprio Lula, seus advogados, parlamentares, sindicalistas e o presidente do PT.
Lula difunde a fantasia de que virou réu por “razões políticas”. Diz apostar que ninguém terá “coragem” de prendê-lo.
Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mudanças previstas na reforma política “afetam profundamente” os deputados, e lembrou que são necessários 308 votos para aprovar uma Emenda à Constituição.
O rombo de R$ 170 bilhões não impediu a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida por Gleisi Hoffmann (PT-PR), de perdoar R$1 bilhão de dívidas de países africanos. Na era PT, “perdão” assim foi usado para viabilizar financiamentos suspeitos do BNDES
Servidores da área de comunicação pretendem pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros, a suspensão do ponto eletrônico. Preferem trabalhar de casa. Talvez na academia de ginástica, no cinema...
O Instituto Socioambiental (ISA), beneficiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, informa que aplica os recursos em projetos para “consolidar a redução do desmatamento da Amazônia”. Seu trabalho é auditado e seus relatórios financeiros disponibilizados online.
Partidos menores e nanicos como PCdoB, PDT, PSOL e Rede, devem se unir ao PT para tentar barrar na Câmara dos Deputados a proposta de reforma política em discussão no Senado.
Moradores do condomínio Park Palace, no Rio de Janeiro, andam muito curiosos sobre o relacionamento de dois ilustres vizinhos: o ex-deputado Eduardo Cunha, e os antigos aliados da família Picciani.
O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) não esconde o desejo em interrogar o ator José de Abreu, na CPI da Lei Rouanet. No entanto, ele afirma que na Câmara dos Deputados “está tudo parado até a eleição”.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) ainda acredita que Eduardo Cunha negocia acordo de delação. “O anunciado livro sobre o impeachment é a senha. Delação de capa dura, editora MPF”, ironiza.
Se o PT grita tanto “Fora, Temer”, por que o partido não consegue levar às ruas nem sequer 8% dos seus 1,7 milhão de filiados?

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
Alexandre de Moraes, a Lava-Jato, eu, meus bisnetos e a 884ª fase da operação
Como jornalista, espero acompanhar ao menos 487... É preciso ter informação privilegiada para antever nova uma nova etapa?
Por: Reinaldo Azevedo 
Segunda-feira, 26/09/2016 às 6:29
Esperem aí, vamos com calma!
Nem gafe nem revelação indevida. Estamos diante da simples adivinhação do óbvio. Neste domingo, 25, Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, esteve em Ribeirão Preto-SP para participar da campanha do tucano Duarte Nogueira à Prefeitura da cidade. Segundo o Estadão, numa conversa com integrantes do MBL, o ministro afirmou sobre as operações da Lava-Jato: “Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”.
Bem, desnecessário dizer que teve início um falatório dos diabos. Por quê? Como é sabido, a Polícia Federal está, sim, subordinada à Pasta da Justiça, mas tem autonomia. O ministro não é previamente avisado das operações. Aliás, essa é uma das práticas com a qual o PT nunca se conformou. Gostava do tempo em que a PF — e, por um período, no governo Lula, foi assim — era, na prática, a PF do PT.
Notem: o ministro respondia a indagações sobre o eventual interesse do governo em pôr fim à Lava-Jato, suspeita que volta e meia se levanta. Para encarecer o fato de que assim não é, ele disse o que parece evidente: “Pode esperar outra fase da operação…” Ou alguém duvida disso?
Eu mesmo já me preparo para fazer relatos a meus bisnetos adolescentes, ali pelo ano 2055 (estarei com 94, de cócoras, como um índio velho, contando histórias), sobre as 487 fases que terei acompanhado como jornalista (na hipótese de eu trabalhar até os 75). A moçada estará ligadona no vovô Deltan botando pra quebrar na 884ª fase da operação… Ah, sim: lê-se “octingentésima octogésima quarta…
De resto, vamos parar de conversa mole. Todos os jornalistas sabiam com antecedência que haveria uma nova fase da operação na semana passada. Eu sabia! Por alguma razão, vazou-se que aconteceria na quarta-feira,21. Como de hábito, foi na quinta-feira, 22.
Quanto à besteira de que a eventual ilegalidade da prisão de Guido Mantega poderia brecar a Lava-Jato, cumpre notar que a Polícia Federal só executa mandado de busca e apreensão, faz condução coercitiva ou prende alguém com autorização de um juiz.
Não creio que Sérgio Moro tenha combinado alguma coisa com o ministro da Justiça…

NO BLOG DO JOSIAS
Falta ao governo Temer uma voz, não porta-voz
Josias de Souza
Segunda-feira, 26/09/2016 05:04
Governos confusos têm uma estranha mania. Além de não resolver as dificuldades existentes, criam problemas que não precisariam existir. Nesse exato instante, a gestão Temer oferece um exemplo ilustrativo, com a momentosa questão do porta-voz. Falta um porta-voz ao governo, concluíram o presidente e seus principais auxiliares. O que falta a este governo é um porta-voz, ecoam parlamentares governistas. De repente, o noticiário está tomado pela gritante falta do porta-voz.
É possível que o João das Couves, um dos 12 milhões de brasileiros desempregados, já tenha comentado com a patroa na hora do jantar: “O que está faltando a este governo é um porta-voz.” Convidado por Temer, um jornalista especializado em gestão de crises refugou a missão. Mas entregou ao presidente um plano a ser executado pelo futuro porta-voz, para que o governo passe a se comunicar adequadamente com a sociedade.
A essa altura, o País já está impregnado da falta do porta-voz. Todos anseiam por ele, sofrem com sua falta ausência. Convém recordar como tudo começou. O ministro da Saúde disse um par de tolices. O ministro do Trabalho se enrolou na própria língua ao falar sobre reforma trabalhista. O titular da Casa Civil meteu-se na seara do czar da Fazenda. Os auxiliares de Temer se desentendem sobre a data do envio da proposta de reforma da Previdência ao Congresso. Foi contra esse pano de fundo que surgiu a novidade de que Temer nomearia um porta-voz.
Imaginar que um porta-voz dará uniformidade a um governo tão desuniforme é supor que o problema do doente pode ser resolvido retocando as manchas da radiografia. A realidade é que há no ermo da Brasília pós-impeachment um vozerio desconexo. Faltam estabilidade monetária, equilíbrio fiscal, empregos e ética. Admita-se que Temer nomeie um porta-voz. No dia seguinte, a inflação e os gastos públicos continuarão altos. Os empregos não reaparecerão. E não haverá um surto de honestidade na República.
O que falta ao governo é funcionalidade e uma voz de comando capaz de inspirar esperança. Sem ela, um porta-voz se limitará a rogar diariamente para que todos creiam em tudo o que ele foi capaz de ver com estes olhos que a imprensa haverá de comer.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Segunda-feira, setembro 26, 2016
Os observadores mais argutos e bem informados e que têm noção da guerra cultural que se trava principalmente por meio da grande mídia não conseguem mais engolir esses programas - principalmente de emissoras de TV como a Globo News, para citar a mais vista sem dúvida - que reúnem especialistas em política para debater determinado tema.
Normalmente são convidados os tais "cientistas sociais" uma designação completamente deformada porque não existem cientistas sociais, no máximo sociólogos. Ciência se faz, se ensina e se estuda nas áreas científicas. Esse tais cientistas sociais são no máximo palpiteiros.
Portanto, não dá mais para concordar que para debater determinado tema político como o impeachment da governanta se convide para debater o "outro lado", que significa aqueles que lutam para restaurar o poder do PT. Normalmente são psicopatas ditos professores universitários autointitulados "intelectuais".
A desculpa sempre é que precisa ouvir o "outro lado". Neste caso convida-se um desses famigerados comunistas de terno e gravata, aparentemente educados. 
Se se deve ouvir o outro lado comunista a mesma regra seria aplicada também aos fascistas e nazistas. Sim, porque não existe nenhuma diferença entre os três: todos são estatistas e totalitários. Todos os governos comunistas, nazistas e/ou fascistas têm o mesmo viés. Todos são ditatoriais, assassinos, mentirosos, corruptos e ladrões.
E mesmo alguns poucos jornalistas que não são esquerdistas também convidam para debater esses rematados comunistas de academia. Fazem a sua média com medo do passaralho. Explica-se: as redações são dominadas por esquerdistas e até mesmo os donos dos veículos de comunicação desejam que se ouça o "outro lado". Esses andróides querem ficar de bem com todo mundo, nem que esse "todo mundo' faça o que acabou de fazer com o Brasil, lançando a Nação no precipício econômico, social e político. Simplesmente detonaram o País.
Não fosse a Operação Lava a Jato ter descoberto tudo, já estaríamos completamente mergulhados no fundo do poço como está a população da Venezuela. Sem falar nos cubanos há 57 anos vivendo todas as privações, sendo que a maior delas é a privação da liberdade!
Os veículos de comunicação têm de acabar com essa funesta regra de convidar para debater e emitir opiniões esses comunistas vagabundos mentirosos e ladravazes. Afinal, se a regra fosse seguida ao pé da letra teriam de ser ouvidos e entrevistados, como frisei, os nazistas e os fascistas. 
Ah, não pode? Me provem então qual a diferença que existe entre esses semoventes metidos a intelectuais com seus congêneres nazistas e fascistas?

NO O ANTAGONISTA
"VULTUOSOS VALORES ILÍCITOS"
Brasil 26.09.16 07:17
A nota da PF sobre a Omertà diz:
"Há indícios de que o ex-ministro (Antonio Palocci) atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial (Odebrecht) nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político (PT) beneficiados com vultosos valores ilícitos.
As investigações apontam ainda que dentre as negociações estão tratativas entre o grupo Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009, que resultaria em imensos benefícios fiscais, aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais (E Lula? E Franklin Martins?), além de interferência em licitações da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal".
PALOCCI NO BNDES (E LULA?)
Brasil 26.09.16 07:08
O mandado de prisão contra Antonio Palocci acusa-o de envolvimento em fraude para empréstimo do BNDES a um país africano.
A ordem partiu do comandante máximo?
PALOCCI PRESO (E MAIS DOIS)
Brasil 26.09.16 06:53
Antonio Palocci já foi preso. Mas a Lava Jato vai levar mais dois petistas para a carceragem da PF.
A Omertà cumpre três mandados de prisão temporária, 15 de condução coercitiva e 27 de busca e apreensão.
A PF está agindo em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
"Que seja condenado"
Brasil 26.09.16 06:27
O MPF pediu a Sérgio Moro a condenação de Gim Argello por organização criminosa, corrupção passiva, concussão, lavagem de dinheiro e embaraço à investigação.
Nas alegações finais de ação penal da Lava Jato, os procuradores pediram ainda a condenação dos empreiteiros Ricardo Pessoa e Léo Pinheiro (e a manutenção da prisão preventiva deste último).
Léo Pinheiro não colabora
Brasil 26.09.16 06:22
Os procuradores da Lava Jato rejeitaram o depoimento de Léo Pinheiro ao juiz Sérgio Moro, quando ele admitiu o pagamento de propina a Gim Argello, Vital do Rêgo e Marco Maia para afundar a CPI da Petrobras.
De acordo com o Ministério Público Federal, em documento reproduzido pelo Estadão, o empreiteiro “não inovou na instrução, tampouco auxiliou na expansão das investigações, pressuposto básico para se falar em colaboração”.
E também:
“Apenas foram trazidos à baila, parcialmente, fatos já descortinados por provas materiais e depoimentos de colaboradores e testemunhas. Houve, portanto, por parte de Léo Pinheiro, uma inegável tática de contenção de danos”.
Avancini confirma ao TSE propina de R$ 100 milhões
Brasil 25.09.16 20:48
Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa, confirmou em depoimento ao TSE que pagou R$ 100 milhões em propinas por contratos, informa Andréia Sadi. Avancini não detalhou as obras nem as datas.
O Antagonista já publicou que o dinheiro saiu de obras de Belo Monte e abasteceu o PT e o PMDB.
Propina no claro, propina no escuro
Brasil 25.09.16 20:34
A Lava Jato investiga Edison Lobão e Cândido Vaccarezza por cobrança de propinas nos contratos de transporte de óleo cru e produtos claros e escuros da Petrobras.
Segundo os investigadores, o esquema teria sido operado para o PT por Vaccarezza, auxiliado por Jorge Luz e Fernando Baiano. No caso do PMDB, Lobão seria o responsável, com apoio de Carlos Murilo Barbosa Lima - citado no Mensalão.
A propina, segundo fontes do MPF, chegou a R$ 6 milhões por mês.
A versão mais provável
Brasil 25.09.16 19:55
O Antagonista foi informado de que Eliane Berger foi submetida no Albert Einstein a uma histeroscopia cirúrgica, que nada mais é do que uma endoscopia ginecológica.
No caso, o procedimento foi indicado para a biópsia do câncer. É feito com anestesia local e sob sedação, no centro cirúrgico.
A apologia de Madame Grazziotin
Brasil 25.09.16 19:17
Vanessa Grazziotin foi do Amazonas ao Pará para gravar um vídeo de apoio à candidatura de Senhorita Andreza, que quer ser vereadora "sem embaçamento".
Andreza foi presa recentemente por apologia ao tráfico de drogas.
Alexandre de Moraes: "Foi força de expressão"
Brasil 25.09.16 18:55
Alexandre de Moraes entrou em contato com o Antagonista para dizer que foi "simplesmente uma força de expressão" a frase "esta semana vai ter mais" Lava Jato, dita a representantes do MBL e reproduzida pelo Estadão.
"Toda semana praticamente está acontecendo alguma coisa", disse, por meio da assessoria. Sobre a expressão "vão lembrar de mim", Moraes quis dizer que "o governo está apoiando" a operação.
O Antagonista sugere ao ministro que seja mais claro da próxima vez e torça para não ter Lava Jato esta semana.
Vale-gasolina
Brasil 25.09.16 12:40
O Ministério Público Eleitoral em Sobral, no Ceará, também já recebeu imagens dos tíquetes que estariam sendo distribuídos para a população: um vale-gasolina no valor de 20 reais.
A compra de votos - por dinheiro ou qualquer outro tipo de benesse - é crime eleitoral.
Se o Brasil fosse um país sério, todo candidato que o cometesse deveria ser punido com cassação do registro ou do diploma do candidato, multa e inelegibilidade por oito anos.

Irmão de Ciro Gomes enche o tanque
Brasil 25.09.16 12:20
Uma multidão se concentrou em um posto de combustíveis em Sobral, no Ceará, após ser espalhada a informação de que estavam distribuindo gasolina.
A Veja.com diz que Ivo Gomes, o irmão de Ciro Gomes que concorre à prefeitura local, mandou liberar as bombas para o eleitorado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA