PRIMEIRA EDIÇÃO DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
08 DE FEVEREIRO DE 2016
A decisão do juiz Sérgio Moro, de conceder prisão domiciliar aos dois executivos da Andrade Gutierrez, surpreendeu a Procuradoria-Geral da República, que há pelo menos um mês examina o possível acordo de delação deles. Fontes ligadas à investigação dizem que as delações de Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente, e Elton Negrão, ex-diretor da empreiteira, comprometem Lula e a presidente Dilma.
Tanto quanto a Odebrecht, a mineira Andrade Gutierrez foi parceira dos governos petistas de Lula e Dilma, inclusive no financiamento eleitoral.
As revelações prometidas pelos executivos da Andrade Gutierrez são tão importantes que Moro os liberou antes de homologada a delação.
A expectativa, na Lava Jato, é que a delação de Otávio Azevedo será tão bombástica quanto seria a eventual delação de Marcelo Odebrecht.
Otávio Marques de Azevedo promete contar tudo sobre a corrupção dos governos Lula e Dilma, no petrolão e na usina nuclear de Angra 3.
A Receita Federal tenta incluir na medida provisória nº 649 a “emenda Rede Globo”, que penaliza empresas optantes do lucro presumido para declarar imposto de renda. A intenção é dobrar a alíquota para 30% se houver lucro maior que o presumido. O objetivo, segundo senadores governistas, seria penalizar jornalistas, inclusive da Globo, que trocam carteira assinada por contrato de pessoa jurídica para prestar serviços.
“Pessoa jurídica” substituindo carteira assinada é prática cada vez mais comum na prestação de quaisquer serviços, inclusive de comunicação.
Além do que já recolhe, o governo parasita quer 15% do lucro adicional ao presumido. Mas não reduz imposto com lucro menor que o previsto.
Podem fazer a opção pelo lucro presumido, para recolhimento de imposto de renda, as empresas que faturam até R$ 78 milhões ao ano.
Com doze medidas provisórias editadas em 2015 pendentes de votação, Dilma editou três novas em janeiro deste ano. O Congresso não parece disposto a votar as propostas de aumento de imposto.
Apesar do vexame internacional do Brasil por causa do zika, incluindo sonegação de material genético a laboratórios do exterior, Dilma só vai reunir os ministros para tratar o assunto no próximo sábado (13).
O Ministério Público Federal investiga o repasse de dinheiro do governo Dilma a João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Sem-Terra, sem licitação. A boquinha foi revelada nesta coluna.
Delcídio do Amaral (PT-MS), o ex-líder do governo Dilma preso, está cada vez mais abatido, e se queixa de que nenhum senador foi vê-lo na cadeia. Jura que voltará ao Senado e defenderá seu mandato.
O falecido ex-governador faz falta ao PSB de Pernambuco, que paga um preço elevado pela inexperiência dos “herdeiros”. Pensam que são Eduardo Campos reencarnados, mas não lhe amarrariam as chuteiras.
A avaliação do governo e da oposição em relação ao impeachment de Dilma é o mesmo: será a economia o fiel da balança no processo. “Deixou de ser processo político há muito tempo”, disse um deputado.
Estão adiantadas as conversas para a reunificação de um repaginado blocão (PMDB, PP, PTB, PSC, PHS e PEN). Os governistas Dudu da Fonte (PP-PE) e Leonardo Picciani (PMDB-RJ) tentam melar isso.
A presidente Dilma passou a defender publicamente o ex-presidente Lula, enrolado no sítio de Atibaia e no tríplex do Guarujá, somente após receber um “pedala” da cúpula do PT.
“Triplo X”, filme com Vin Diesel, indica que os petistas têm talento para o cinema. Vem aí “Missão Impossível: a defesa de Lula”, estrelado por Dilma.

NO DIÁRIO DO PODER
O ‘AEDES BRASILIS’ QUE CRIA O AEDES AEGYPTI
Cristovam Buarque (*)
O Aedes aegypti é um produto do “Aedes brasilis”: os brasileiros imprevidentes com saneamento e educação cívica. A consequência do casamento entre esses dois Aedes é o sofrimento de milhões de doentes contaminados com o vírus da dengue e de milhares com o zika vírus, que, possivelmente, provoca a tragédia da microcefalia.
O cérebro humano cresce três gramas por dia durante o terceiro trimestre de sua gestação; depois, mais dois gramas diários durante os seis primeiros meses de vida, dependendo da alimentação e de estímulos físicos e educacionais. A partir daí, continua crescendo lentamente, ao longo de alguns anos iniciais de vida, mas seu potencial intelectual cresce de forma indefinida graças aos diversos meios de educação, sobretudo na escola. Raramente a Natureza interrompe o crescimento natural do cérebro, mas, no Brasil, nós o fazemos pela omissão como tratamos o locus do seu desenvolvimento: a escola.
Desde a Proclamação da República, provocamos limitações intelectuais em dezenas de milhões de brasileiros, contaminados pelo Aedes brasilis, que induz o analfabetismo, impedindo os cidadãos de reconhecer a própria bandeira, por não serem capazes de ler “Ordem e Progresso”. Esse é o grau mais violento, mas não o único, na interrupção do crescimento intelectual do cérebro provocado pelo Aedes brasilis.
Também é vítima dele cada criança jogada para fora de uma escola de qualidade antes do fim do ensino médio. Ao longo de nossa História, a maior parte da nossa população vem sendo contaminada por um zika vírus social transmitido pelo Aedes brasilis. Ainda mais grave para um país que se diz republicano, o transmissor seleciona a vítima conforme a renda familiar. As crianças de alta renda dispõem de recursos para protegerem-se do vírus da microcefalia intelectual e são vacinadas em boas escolas, enquanto as crianças de baixa renda ficam condenadas ao vírus social.
A tragédia pessoal desses milhões de contaminados se transforma em tragédia histórica porque, ao impedir a população de desenvolver plenamente seus talentos intelectuais, o Aedes brasilis limita o aproveitamento de centenas de milhões de cérebros, provocando uma microcefalia social que impede a transformação do Brasil em um potente centro de desenvolvimento científico e tecnológico.
As consequências dessa anomalia social são o atraso econômico e social; além de dificultar o avanço político e a construção de uma sociedade democrática, eficiente e harmônica. Ainda mais, é a microcefalia intelectual que impede o Brasil de ter os sistemas de saneamento e de educação cívica, propiciando o desenvolvimento do mosquito da dengue, da chikungunya e do zika vírus. O Aedes brasilis provoca microcefalia social, que termina sendo a principal causa das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e todas as demais formas de pobreza intelectual.

 (*) Cristovam Buarque é senador pelo PDT-DF

NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 08.02.16 09:54 Comentários (64)
Um editorial do Estadão trata da vitimização de Lula e a sua estratégia tresloucada de atacar a imprensa.
Diz o editorial:
"Diante das investigações envolvendo denúncias de ocultação de patrimônio e do recebimento de favores de duas grandes empreiteiras, o ex-presidente Lula partiu para o ataque. Classificando os meios de comunicação como “imprensa facciosa”, o antigo líder sindicalista assume o papel de vítima...
Brasil 08.02.16 09:47 Comentários (30)
O Estadão publica que o sítio de Atibaia, "frequentado por Lula e sua família, tem a cara de Marisa Letícia:
"Segundo uma pessoa que já frequentou o sítio na companhia de Lula, a propriedade 'é a cara da dona Marisa', fato que justifica a presença constante do casal no local...
Brasil 08.02.16 09:12 Comentários (33)
Será que Silvinho está em Ilhabela, onde, ao que consta, tem casa?
Onde está Wally?
Brasil 08.02.16 08:34 Comentários (41)
Silvinho Pereira, como na época do mensalão, sumiu de cena mais uma vez...
Brasil 08.02.16 08:17 Comentários (43)
Lula estava em seu sítio, desfrutando da reforma paga pela Odebrecht, no dia em que o dono da empreiteira, Marcelo Odebrecht, foi preso.
O fato, relatado pela Época, sintetiza dois anos de Lava Jato.
E não há controvérsias sobre isso...
Brasil 08.02.16 07:48 Comentários (39)
O PT debochou de Eduardo Cunha quando ele alegou ser usufrutuário de contas no exterior.
Agora o partido terá de sambar para mudar seu discurso...
Brasil 07.02.16 18:46 Comentários (49)
Lauro Jardim noticia que "Nos últimos doze meses, 1,2 milhão de brasileiros (de um total de 40 milhões) cortaram seus planos de saúde, de acordo com dados das seguradoras...
Brasil 07.02.16 18:39 Comentários (58)
O Partido da Mulher Brasileira, com uma bancada de 20 homens e 2 mulheres, parece ser piada em mais de um sentido...
Brasil 07.02.16 18:33 Comentários (48)
Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Lula e por aí vai. Dora Kramer dá a medida da nossa miséria. Leiam um trecho da sua coluna:
"Assim, temos no horizonte a hipótese concreta de o Poder Legislativo vir a ser comandado por dois réus em ações criminais...
Brasil 07.02.16 18:28 Comentários (28)
O fato de a CPI do BNDES terminar sem indiciamentos é mais uma prova de que o parlamento brasileiro não tem a legitimidade que pressupõe vergonha na cara.
Brasil 07.02.16 17:51 Comentários (47)
Por que o Fundo de Amparo ao Trabalhador estaria demorando a reembolsar as empresas que aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego? Uma resposta pode estar no BNDES. Ou mesmo fora do Brasil...
Brasil 07.02.16 17:42 Comentários (18)
Algumas montadoras de veículos cogitam deixar o Programa de Proteção ao Emprego por não ser suficiente para segurar o excesso de mão de obra na crise. Atrasos no reembolso do Fundo de Amparo ao Trabalhador também influenciam a decisão...
Brasil 07.02.16 16:43 Comentários (32)
Quando o dólar ultrapassou a barreira dos quatro reais, governistas argumentaram que a desvalorização do real atrairia turistas para cá.
Pesquisa da Reuters/Ipsos revelou que dois em cada cinco americanos atualizados sobre a zika evitariam não só o Brasil, mas...
Brasil 07.02.16 15:54 Comentários (110)
Ainda na tentativa de salvar a imagem do ex-presidente, Luiz Marinho deixou escapar como Lula teria justificado a decisão de não ficar com o triplex no Guarujá:
“Pô, é um muquifo. Não é o que eu sonhava, agora estou numa dúvida cruel, não sei se fico ou não...
Brasil 07.02.16 15:30 Comentários (113)
O Estadão noticiou que a estratégia petista para salvar Lula envolve uma rede de "notáveis" que apoiará o ex-presidente publicamente. Luiz Marinho, um notável", já começou o serviço em entrevista a O Globo.
Nela, o prefeito de São Bernardo tentou vender a ideia de que não há de errado em se usar 111 vezes um sítio que, na versão Pinóquio, não lhe pertence. Marinho, contudo, praticamente oficializou Fernando Bittar como laranja na operação...
Brasil 07.02.16 14:13 Comentários (55)
A zika só ganhou relevância no noticiário brasileiro em maio de 2015, seis meses antes de ser feita a relação com casos de microcefalia. O que Dilma fez nesse intervalo? Usou o Ministério da Saúde para comprar o baixo clero peemedebista contra impeachment...
Brasil 07.02.16 13:37 Comentários (112)
Eliane Cantanhêde escreve no Estadão sobre um possível acordo entre Renan Calheiros, Dilma e Rodrigo Janot para que o peemedebista fosse poupado na Lava Jato. Para a colunista, a prova dos 9 será Ricardo Lewandowski...
Brasil 07.02.16 13:22 Comentários (46)
Só para lembrar, Jair Meneguelli empregou no Sesi Marlene Lula da Silva, nora de Lula casada com Sandro Luís. Ela foi arrolada pela CGU como funcionária fantasma com salário de R$ 13,5 mil...
Brasil 07.02.16 13:20 Comentários (186)
Paulo Okamotto e Jair Meneguelli, ambos ligados a Lula, também possuem sítios em Atibaia...
Brasil 07.02.16 12:12 Comentários (52)
O Globo publica hoje a informação do MPF de que a cozinha do sítio de Lula foi paga em dinheiro, na loja, pelo executivo Paulo Gordilho, da OAS. E que a nota fiscal foi emitida em nome de Fernando Bittar...
Brasil 07.02.16 12:11 Comentários (40)
Ainda de acordo com o Estadão, Lula estaria se queixando da distância tomada por Dilma à medida que a Lava Jato se aproxima do ex-presidente. Lauro Jardim, em O Globo, comenta que a estratégia da presidente é justamente essa...
Brasil 07.02.16 11:53 Comentários (93)
O PT vai tentar livrar Lula da cadeia com propaganda. Segundo o Estadão, o discurso seguirá a linha “somos todos Lula”...
Cultura 07.02.16 11:45 Comentários (177)
Vou tentar fazer uma tipologia do barnabé. Não é simples. Sei que podemos fazer várias. Farei a minha, idiossincrática.
Existe o barnabé mesmo, aquele constantemente um coitado, criatura dos pequenos municípios, que arranjou uma boquinha depois de ficar horas balançando uma bandeira para algum político em época de eleição. Lotado em algum gabinete de Deputado ou Senador ou alguma repartição, não consegue acessar sequer o word e escreve gato com j e saudade com c (como no samba)...
Agora chegou a minha vez!
Brasil 07.02.16 11:04 Comentários (41)
Hugo Motta e Leonardo Picciani, que disputarão em breve a liderança do PMDB na Câmara, se dizem contrários ao impeachment de Dilma...
Brasil 07.02.16 10:47 Comentários (36)
O rombo na previdência poderia ter caído à metade se o governo Dilma não tivesse abusado das renúncias fiscais. De acordo com o Estadão, o Brasil deixou de arrecadar em 2015 uma média de R$ 3 bilhões por mês...
Brasil 07.02.16 09:48 Comentários (83)
O Antagonista revelou na sexta-feira a parceria de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, com a Nuvem de Livros de Jonas Suassuna...
Economia 07.02.16 09:16 Comentários (54)
"Não há nada nem de perto comparável à crise atual".
Foi o que disse Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, à Folha de S. Paulo.
Para estimar o tombo da economia brasileira, ele trabalha com dois cenários: com Dilma Rousseff e sem Dilma Rousseff...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA