1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NO ESTADÃO 
PF prende senador Delcídio do Amaral (PT), suspeito de atrapalhar Lava Jato
POR ANDREZA MATAIS, BEATRIZ BULLA E JULIA AFFONSO
25/11/2015, 07h22
Esta é a primeira vez que um senador é preso no exercício do mandato
Senador Delcidio do Amaral. Foto: André Dusek/Estadão
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a Polícia Federal a deflagrar uma operação nesta quarta-feira, 25, que levou a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), investigado pela Operação Lava Jato. O parlamentar teria sido flagrado na tentativa de prejudicar as investigações contra ele, em uma tentativa de destruir provas contra ele.
Esta é a primeira vez que um senador com mandato é preso.
Delcídio do Amaral foi citado na delação do lobista Fernando Baiano, apontado pela Lava Jato como operador de propinas no esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014. Fernando Baiano disse que Delcídio do Amaral teria recebido US$ 1,5 milhão em espécie na operação de compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
O Estado apurou que pela manhã o ministro Teori Zavascki convocou uma reunião extraordinária da Turma dedicada à Lava Jato. A reunião da Corte será reservada, que é algo raro.
De acordo com fonte no tribunal, a sessão foi marcada pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a pedido do ministro Teori Zavascki, relator dos casos relativos ao esquema de corrupção na Petrobrás.
Zavascki informou nesta terça, 24, ao presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, de que seria realizada sessão na quarta, 25, para debater uma decisão importante. O informe a Lewandowski foi feito pessoalmente pelo relator dos processos da Lava Jato na Corte e não pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a quem cabe usualmente fazer os comunicados institucionais.

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
25 DE NOVEMBRO DE 2015
Desde o início da Lava Jato, a prisão do “primeiro amigo” José Carlos Bumlai é a mais séria ameaça ao ex-presidente Lula. No Planalto, o temor é que Bumlai não resista à pressão da família para fazer acordo de delação. Íntimo amigo e conhecedor de segredos, o temor é Bumlai confessar, afinal, como e por que se beneficiou dessa amizade e virou uma espécie de “resolvedor de problemas” da família Lula da Silva.
O lobista Fernando Baiano delatou que Bumlai lhe pediu R$ 2 milhões para supostamente uma nora de Lula comprar um imóvel.
Bumlai também aparece como articulador da reforma do sítio da família Lula da Silva em Atibaia (SP), feita pela OAS, empreiteira do petrolão.
Tem sido decisiva a pressão das famílias nos acordos de delação premiada. O mesmo se espera no caso Bumlai, hoje com 71 anos.
A inclusão dos filhos de Bumlai entre os investigados (foram levados pela PF para depor sob vara) será usada para pressioná-lo à delação.
O desleixo do governo quanto à ameaça terrorista é constrangedor: a pouco mais de 8 meses dos Jogos Olímpicos de 2016 do Rio, ainda nem sequer foram comprados equipamentos de segurança, como detectores de metais. O Ministério da Justiça fará a licitação apenas em janeiro. O Japão, que sediará os Jogos de 2020, já encomendou esses equipamentos. A abertura dos Jogos do Rio será em 5 de agosto.
O Ministério da Justiça só foi capaz de fazer audiência pública para “discutir aspectos técnicos” dos equipamentos de segurança.
O governo brasileiro parece facilitar a ação terrorista: resolveu adquirir apenas aparelhos de detecção de metais, como os de aeroportos.
O aparelho de Raios-X, que o governo definiu, não detecta bombas. Só uma máquina chamada “body scanner” pode detectar explosivos.
Porta-papéis e celulares de Dilma, Giles Azevedo está se achando, depois que foi designado para assessorar a equipe de articulação política. Costuma dar chá-de-cadeira no vice-presidente Michel Temer.
A prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigão de Lula, devolve o poder ao presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Caberá a Cunha decidir sobre o prazo dos trabalhos da CPI do BNDES.
Líder PSDB, Carlos Sampaio (SP) virou anti-Cunha desde criancinha, mas na CPI da Petrobras bajulou o deputado acusado de corrupção: “Vossa Excelência sai mais presidente do que quando entrou.”
Membro da oposição na CPI do BNDES, o deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO) defende um acordo com o juiz federal Sérgio Moro para compartilhamento de informações e/ou depoimento sobre Bumlai.
O governo inviabilizou o Orçamento ao inserir no relatório de receitas a CPMF e o leilão de hidrelétricas. “Para quem quer ter credibilidade, é fundamental ter Orçamento”, diz Danilo Fortes (PSB-CE).
Um projeto do deputado Áureo (SD-RJ) é um retrocesso na defesa ao consumidor. Ele reduz a pena de quem lesa o consumidor de 5 para 3 anos. O projeto tem apoio da Associação Brasileira de Supermercados.
O adgovado-geral da União, Luiz Inácio Adams, comunicou ontem à presidente Dilma Rousseff que está de saída do cargo. A informação foi antecipada por esta Coluna no último dia 27 de outubro.
José Carlos Bumlai foi preso em Brasília, nesta terça (24), data do seu depoimento na CPI do BNDES. Mas ele ainda não havia confirmado presença junto ao secretário da comissão de inquérito.
...a julgar pelo pânico no Planalto e no Instituto Lula, a Operação Passe Livre, que prendeu Bumlai, poderia ter sido chamada de “Nunca Durma 2”.

NO DIÁRIO DO PODER
CASO CELSO DANIEL
JUSTIÇA CONDENA SERGIO SOMBRA A 15 ANOS DE CADEIA POR CORRUPÇÃO
ELE ACHACAVA EMPRESÁRIOS NA ÉPOCA DO PREFEITO CELSO DANIEL (PT)
Publicado: 24 de novembro de 2015 às 23:59 - Atualizado às 00:40
Redação
SERGIO SOMBRA TAMBÉM É ACUSADO DE MANDAR MATAR O EX-CHEFE E AMIGO CELSO DANIEL
Sentença da 1.ª Vara Criminal de Santo André (Grande São Paulo) condenou os empresários Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, e Ronan Maria Pinto, além do ex-secretário de Serviços Municipais da cidade, Klinger Luiz de Oliveira Sousa, acusados de liderar esquema de cobrança de propina de empresas de transporte contratadas pela Prefeitura na gestão do prefeito do PT Celso Daniel - executado a tiros em janeiro de 2002.
Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, os empresários que não entregassem quantias em dinheiro eram ameaçados de terem os contratos com a Prefeitura suspensos.
Ronan Maria Pinto foi condenado a 10 anos, quatro meses e 12 dias de reclusão, em regime fechado, e pagamento de multa pelos crimes de concussão e corrupção ativa, por várias vezes. Sérgio Gomes da Silva e Klinger Luiz de Oliveira Souza a 15 anos, seis meses e 19 dias de reclusão, em regime fechado, bem como ao pagamento de multa pelos crimes de concussão, corrupção passiva, por várias vezes.
O caso Celso Daniel é um capítulo emblemático do PT. O então prefeito foi sequestrado e assassinado a tiros em uma estrada de terra de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. O Ministério Público Estadual afirma que ele foi vítima de crime político porque tentou interromper o ciclo da corrupção em sua gestão quando descobriu que a propina era destinada ao enriquecimento pessoal de Sombra e outros personagens.
Por sua vez, a polícia concluiu que o petista foi morto por ‘criminosos comuns’.
Em sua decisão, a juíza Maria Lucinda da Costa esclareceu que ficou comprovado que todos os responsáveis pelas empresas de transportes que atuavam em Santo André contribuíam, na proporção do número de ônibus que possuíam, para organização criminosa instituída. "É inafastável a condenação de Klinger, Ronan e Sérgio, ‘pois fartas são as provas de recebimento de valores de modo ilícito, bem como a destinação pessoal do proveito da corrupção’.
"Não há tese defensiva que leve à absolvição", concluiu a juíza Maria Lucinda da Costa. Outros réus (empresários e diretores de empresas e associações) foram absolvidos.
As defesas de Sombra, Ronan Maria Pinto e Klinger sempre negaram qualquer tipo de envolvimento deles em corrupção na administração Celso Daniel. Todos poderão recorrer da sentença de condenação.

A GREVE GERAL COMO SOLUÇÃO PARA O DESEMPREGO
Carlos Chagas
O desemprego, na realidade, já chegou aos dois dígitos. Mais ainda: anda em torno dos 15%, apesar de os números do governo teimarem em ficar nos 8%. A pergunta vai para a presidente Dilma, não como responsável única pelo descalabro, mas porque insistiu em recandidatar-se, ganhou, e agora não sabe o que fazer. Mas há outros culpados, a começar pelo empresariado, cuja primeira reação diante de queda no faturamento é mandar embora parte de sua força de trabalho. Em vez de aumentar a produtividade, usar a imaginação para buscar novos negócios, aceitar redução temporária nos lucros e abrir mão de vantagens pessoais, os donos do capital optam pelo caminho mais fácil: demitir. Os demitidos que se arrumem.
Já os detentores do poder político se omitem, deixando de procurar alternativas como a abertura de frentes públicas de trabalho. Aumentam impostos, estendendo-os a todos, sem selecionar os que podem e os que não podem pagar. Pelo contrário, o sacrifício é maior para os menos favorecidos, impossibilitados de financiar mecanismos para reduzir a carga sobre seus ombros.
É para esse nó que deveriam estar voltados governo e empresários, mas deles nada deve ser esperado a frio.
Sendo assim... Sendo assim, sobra o trabalhador, para solucionar seus próprios problemas. Torna-se necessária a união do desempregado de hoje e o de amanhã. Adianta pouco argumentar com eleições para mudar a equação, dada a incapacidade dos eleitos, quaisquer que sejam. Muito menos imaginar que pela educação as coisas venham a ser diferentes. Se a fórmula fosse eficaz, e não é, levaria tempo para produzir efeito, quando na realidade o desemprego precisa ser combatido já. Ontem, se fosse possível.
Então, resta apenas uma saída, por mais amarga que venha a ser: a reação dos que ainda mantém seus empregos com os desempregados, através da greve geral. A paralisação do trabalho em todas as suas atividades. O alerta, transformado em ameaça, levaria governo e empresários ao raciocínio de que, sem mudanças, também eles serão levados de roldão para as profundezas. Só assim o poder político e o poder econômico adotariam as reformas tanto de ação quanto de mentalidade.
Com o país parado, mesmo a contragosto, os esforços se somariam e as soluções apareceriam.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 25-11-2015 ÀS 6:47
GERAL6:35
GERAL5:49
GERAL4:20
GERAL 24/11/2015 ÀS 23:34

NO O ANTAGONISTA
Brasil 25.11.15 09:19 Comentários (5)
Delcídio Amaral, segundo um ministro do STF ouvido pelo JOTA, "foi preso em flagrante por obstruir a Justiça e por pertencer a uma organização criminosa"...
Brasil 25.11.15 09:10 Comentários (7)
O nome de André Esteves, acima de qualquer outra coisa, está ligado à Sete Brasil, empresa da qual era sócio.
Em junho, por exemplo, publicamos o seguinte post:
Os e-mails que Marcelo Odebrecht mandou "destruir" referem-se às sondas da Petrobras, encomendadas pela Sete Brasil ao Estaleiro Enseada, uma sociedade entre a Odebrecht e André Esteves, citado expressamente no bilhete do empreiteiro.
Brasil 25.11.15 08:54 Comentários (24)
As prisões de Delcídio Amaral e André Esteves foram motivadas, segundo o Estadão, "pela tentativa de evitar que Nestor Cerveró mencionasse ambos em sua delação premiada...
Brasil 25.11.15 08:48 Comentários (11)
No mercado financeiro, André Esteves é conhecido por ter operado muito com o PT.
Liechtenstein era a Suíça de André Esteves.
Brasil 25.11.15 08:29 Comentários (55)
A Folha de S. Paulo informa que o filho de Nestor Cerveró gravou uma conversa em que Delcídio Amaral ofereceu a "possibilidade de fuga a Cerveró em troca de ele não aderir ao acordo de colaboração com a Justiça...
Brasil 25.11.15 08:23 Comentários (13)
André Esteves é um personagem recorrente em O Antagonista.
Sua prisão pode estar relacionada à de José Carlos Bumlai...
Brasil 25.11.15 08:10 Comentários (34)
A PF acaba de prender também André Esteves, dono do Banco BTG.
Brasil 25.11.15 08:02 Comentários (15)
Delcídio Amaral nomeou Nestor Cerveró para a Diretoria Internacional da Petrobras.
De acordo com o Estadão, sua prisão está relacionada "às evidências levantadas pelo Ministério Público Federal, com base na delação de Nestor Cerveró, de que o senador estaria tentando atrapalhar as investigações sobre a corrupção na Petrobras...
Brasil 25.11.15 07:55 Comentários (20)
Delcídio Amaral foi acusado pelo delator Fernando Baiano de ter recebido 1,5 milhão de reais de propina na negociação da compra de Pasadena...
Brasil 25.11.15 07:50 Comentários (16)
Além de prender Delcídio Amaral, a PF prendeu também seu chefe de gabinete e um advogados...
Brasil 25.11.15 07:43 Comentários (25)
Delcídio Amaral foi preso pela PF porque a Lava Jato o flagrou destruindo provas...
Brasil 25.11.15 07:40 Comentários (93)
Urgente: PF acaba de prender Delcidio Amaral...
Brasil 25.11.15 07:28 Comentários (21)
José Carlos Bumlai e seus filhos, Maurício e Guilherme, estão tristes com Lula, diz Lauro Jardim.
"Os Bumlai não gostaram da declaração de Lula sobre um suposto uso indevido do nome do ex-presidente pelo pecuarista"...
Brasil 25.11.15 07:25 Comentários (17)
A Mendes Júnior deve ser a próxima empreiteira a assinar um acordo de delação premiada com a Lava Jato, informa Monica Bergamo.
A empresa pode ajudar a esclarecer um dos muitos episódios envolvendo Lula e José Carlos Bumlai...
Brasil 25.11.15 07:00 Comentários (20)
Ronan Maria Pinto foi condenado ontem a dez anos de prisão por liderar o esquema de propina na prefeitura de Santo André, de Celso Daniel.
Foram condenados também Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, e Klinger Luiz de Oliveira Sousa...
Brasil 25.11.15 06:26 Comentários (17)
De todas as denúncias contra o PT, a mais horrenda é a que envolve Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho no pagamento de 6 milhões de reais para acobertar o assassinato de Celso Daniel.
Como O Antagonista mostrou ontem à noite, a Lava Jato encontrou o caminho para esclarecer o episódio...
Brasil 24.11.15 23:32 Comentários (30)
A Veja.com publica que Paulinho da Força entrou em contato com líderes da oposição para propor uma saída para Eduardo Cunha: ele "admitiria a abertura de um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff com base na denúncia dos juristas Miguel Reale Jr e Hélio Bicudo, obteria os votos necessários para o arquivamento do processo contra si no Conselho de Ética e depois...
Brasil 24.11.15 20:51 Comentários (83)
Como O Antagonista revelou no post anterior, a Receita Federal quebrou o sigilo das empresas de Ronan Maria Pinto e encontrou indícios de que parte do empréstimo de R$12 milhões, obtido por José Carlos Bumlai no Banco Schahin, a pedido do PT, foi "direcionada a Ronan Maria Pinto para aquisição de ações da empresa Diário do Grande ABC"...
Brasil 24.11.15 20:16 Comentários (90)
No despacho em que determina a prisão de José Carlos Bumlai, o juiz Sérgio Moro informa que a Receita Federal colheu indícios de que parte dos valores do empréstimo do Banco Schahin ao pecuarista "pode mesmo ter sido direcionada a Ronan Maria Pinto para aquisição de ações da empresa Diário do Grande ABC"...
Brasil 24.11.15 19:32 Comentários (19)
Passou quase despercebida a visita ontem da Polícia Federal ao escritório do Bank of New York (BNY) Mellon, no Rio de Janeiro. Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão a pedido, vejam só, da CPI dos Fundos de Pensão...
Visita de cortesia
Brasil 24.11.15 19:05 Comentários (100)
Paulo Okamotto diz que Lula e José Carlos Bumlai "não eram tão amigos assim". Os leitores do Antagonista sabem que Bumlai dividia sua sala com Lulinha e Luleco. Eram eles os amigos do pecuarista, então?...
Brasil 24.11.15 19:00 Comentários (8)
Agentes da Polícia Federal permaneceram por dez horas nas instalações da Usina São Fernando, em Dourados, informa o site Campo Grande News. Foram vasculhados os departamentos pessoal e financeiro...
Brasil 24.11.15 18:15 Comentários (11)
Como já publicamos aqui, a Schahin utilizava offshores para firmar contratos com a Petrobras e receber os pagamentos pela operação dos navios-sonda. A existência dessas empresas era apenas formal, segundo relatório da Polícia Federal anexado aos autos da Operação Passe Livre...
Mundo 24.11.15 18:13 Comentários (20)
Mais informações sobre o atentado na Tunísia: foi um homem-bomba que se explodiu na frente do ônibus com os seguranças do presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi. Vítimas contabilizadas até o momento: 12 mortos e 17 feridos...
Brasil 24.11.15 17:58 Comentários (41)
O Antagonista já havia publicado quase 200 posts sobre José Carlos Bumlai antes de sua prisão hoje. Dois desses posts revelam que o amigo de Lula abriu o escritório da Usina São Fernando para os filhos do então presidente da República.
Uma empresa de Fabio e Luis Cláudio funcionava na mesma sala da São Fernando, que é um dos principais alvos da Operação Passe Livre por ter embolsado meio bilhão do BNDES.

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 25/11/2015 03:42
O brasileiro aprende a conviver com um rol de aflições, como o rompimento de barragens, a banda Calypso, o ministério da Dilma e o Congresso Nacional, pensando: “Na Síria e no Iraque está pior.” E depois que o Estado Islâmico começou a exportar o terror para a Europa, você pode se consolar com a ideia de que pelo menos o único bando de loucos existente no Brasil é a torcida do Corinthians.
Nesta terça-feira, 24, ao comentar a representação em que o PSOL e a Rede pedem a cassação do seu mandato, Eduardo Cunha conseguiu fazer pose de mal menor. “Eu estou absolutamente tranquilo”, disse o presidente da Câmara, com o semblante tenso. “Acho que a representação é pífia. Ela apenas repete os trechos da acusação” feita pela Procuradoria da República.
Cunha foi ao ponto: “Para você considerar que trecho de acusação feita pelo Ministério Público gere processo por quebra de decoro parlamentar, tem 160 parlamentares aqui que respondem a inquérito no Supremo Tribunal Federal. Então, teria que ter 160 representações, se essa tese dele [o relator do Conselho de Ética Fausto Pinato] fosse correta.”
Foi como se Cunha convidasse a plateia a ver o lado bom da situação, mesmo que seja preciso procurar um pouco. Por exemplo: o Legislativo vive um período excepcional da sua história. A qualquer momento, alguém ainda vai declarar a respeito de Eduardo Cunha: “Calma, é só um bandido, gente. Há outros 159 Cunhas!” E o deputado será absolvido do crime de ter enriquecido vendendo carne enlatada para a África. Um de seus colegas discursará: “Ou cassamos todos ou locupletemo-nos todos.''

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Informações e circunstâncias que levaram à prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal e muito próximo do poderoso Luiz Inácio Lula da Silva, levaram a cúpula petista a supor que José Dirceu de Oliveira e Silva tenha feito revelações comprometedoras à Justiça, em uma preparação para uma delação premiada oficial. Petistas já temem o que chamam de "traição de Dirceu", porque o já condenado no Mensalão estaria disposto a fazer de tudo para não continuar preso, em regime fechado, por causa do Petrolão - que estaria previsto, naturalmente, para acontecer, a não ser que haja algum acordo judicial.
O 'Presidentro' Lula também ficou preocupado ao ser pego de surpresa com a prisão do amigo Bumlai. O pavor ficou mais patente depois que vazou, na velha comunidade de informações, o teor de um telefonema dado por Bumlai, ainda no avião da Polícia Federal que o levava para Curitiba, usando o telefone de um agente da PF. Bumlai foi curto e grosso com o seu advogado: "Vamos para o plano combinado. Faça o que tiver de ser feito. Não vou morrer na cadeia". Pela fala, a tendência é que o pecuarista acabe dedurando alguns aliados. Afinal, quem fez negociações com sondas marítimas e empréstimos milionários do BNDES para suas empresas não agiu sozinho, sem que tivesse gente poderosa por trás.
A aposta política é que a Operação Passe Livre, a 21a da Lava Jato, tenha sido um tiro que chegou muito próximo e feriu, de raspão, vários integrantes da cúpula do desgoverno atual e anterior. Os empréstimos dados a empresas de Bumlai podem complicar a vida de Lula e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho (que também é conselheiro da Petrobras) e até do banqueiro André Esteves, do BGT Pactual, que intermediou algumas das operações. Coutinho e Esteves são dois personagens que a petelândia têm prioridade de blindar. Os outros são Guido Mantega e José Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras).
Duas empresas de Bumlai receberam empréstimos milionários do BNDES, entre 2008 e 2012, totalizando R$ 518 milhões. A São Fernando Açúcar e Álcool, com sede em Dourados, obteve dois deles, segundo informações da Receita Federal. Ainda de acordo com a RF, quando recebeu o dinheiro a empresa estava inativa, não tinha empregados ou receita operacional. O primeiro empréstimo do BNDES, de R$ 350 milhões, foi feito em 2008. O segundo, de R$ 64 milhões, em fevereiro de 2009.
Outra empresa do pecuarista, a São Fernando Energia, recebeu R$ 104 milhões em julho de 2012, por meio do BTG Pactual e do Banco do Brasil. Na época, contava com sete funcionários. Em agosto passado, o BNDES ingressou na Justiça com pedido de falência da empresa. Em despacho apresentado à Justiça, o Ministério Público Federal (MPF) cometeu um erro, atribuindo o empréstimo realizado em 2009 ao ano de 2005. As dívidas das empresas de Bumlai superam R$ 1 bilhão, dos quais cerca de R$ 400 milhões com o BNDES. 
A Lava Jato continua na estratégia de "seguir o dinheiro" ("follow the money"), para tentar identificar quem poderia ter sido o beneficiário de tanta grana apanhada emprestada por Bumlai. O amigo de Lula já está enrascado. Resta aguardar para ver se Bumlai vai retribuir com silêncio forçado ou se vai trair as amizades com delações premiadas. Neste escândalo, a impressão geral é que o fim está apenas começando...
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA