O GRANDE MAL DOS NOSSOS POLÍTICOS

Por CARLOS CHAGAS -
Jânio Quadros já havia renunciado, depois foi cassado, em seguida confinado, anos mais tarde, anistiado. Candidatou-se a governador de São Paulo, perdeu outra vez. Parecia furada a profecia de Sana Khan, que prenunciara a ida do jovem recém-formado em Direito à Câmara de Vereadores, à Assembleia Legislativa, à prefeitura de São Paulo, ao governo do estado e à presidência da República. Chorando, o vidente previu a renúncia mas anunciou que décadas depois Jânio retornaria ao poder nos ombros da multidão.
Ninguém dava mais um centavo pela carreira política do histriônico personagem, quando, surpreendentemente, ele se elege prefeito de São Paulo. O vidente só errara o alvo, imaginando de novo a presidência da República, quando o voo era mais curto, apesar da imagem que antecipava, de centenas de milhares de pessoas elegendo o ex-presidente.
Antes de empossar-se na prefeitura, Jânio deu entrevista a uma rede de televisão. Lembrei sua campanha presidencial, onde prometera tudo a todos: reformas sociais profundas para o trabalhador. Terra para o camponês. Política externa alinhada ao Terceiro Mundo. Participação dos empregados no lucro das empresas. Ensino gratuito em todos os níveis para a juventude. E mais:
Para os empresários, estabilidade econômica, juros baixos, crédito fácil e contenção salarial dos trabalhadores. Ajuda do governo a investidores nacionais e estrangeiros. Segurança e ordem para a classe média. Novos direitos para os parlamentares. Garantia da propriedade da terra para os fazendeiros. Hierarquia e disciplina para os militares. Submissão aos postulados da Igreja para as massas empobrecidas.
Em suma, quando candidato presidencial, Jânio contemplou com promessas todos os grupos, categorias e classes, obtendo formidável apoio nacional. Cada um ouvia apenas o que queria ouvir, ignorando as propostas que batiam de frente com suas concepções.
Empossado no palácio do Planalto, imaginou poder atender a todas as promessas, por sinal conflitantes. Viu inverter-se a equação. Passou a receber críticas e hostilidade dos que discordavam de suas ações em favor de interesses opostos. Todo mundo ficou insatisfeito. O resultado foi sua tentativa de tornar-se ditador, única forma de exercer a autoridade contestada. Felizmente, quebrou a cara. Deixamos de viver a ditadura anos antes que ela chegasse por outras mãos. O Congresso tomou conhecimento da renúncia, ato unilateral de quem a pratica. As multidões não foram buscá-lo no fim de semana para exercer o poder excepcional, como antes fizeram os egípcios com Gamal Abdel Nasser e os cubanos com Fidel Castro.
Mesmo assim, Jânio continuou fixado na profecia de Sana Khan. Depois de sofrer anos de ostracismo, até de exílio, ganhou como consolação a prefeitura de São Paulo, de onde saiu para o esquecimento, uma vez completado seu mandato. Não deram certo aqueles vaticínios do estranho leitor do futuro.
Por que se recordam acontecimentos hoje tão distantes no tempo? Porque na remota entrevista de prefeito eleito, depois de indagar dele se não repetiria o erro anterior, espantei-me quando Jânio se levantou, olhou-me nos olhos e sentenciou: “o senhor acaba de explicar minha renúncia à presidência da República, mas não repetirei o erro anterior!” Ele jamais havia explicado o gesto inusitado.
Há outro motivo para essas reminiscências. Porque hoje os três principais concorrentes à presidência da República, Dilma, Aécio e Eduardo, estão prometendo tudo a todos. Correm o risco de acabar prefeitos…

Da Tribuna da Imprensa de 1º-7-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA